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Como criar uma sala de espera confortável para seus clientes

sala de espera

Atitudes simples, como a opção por móveis adequados, podem fazer toda a diferença

Para uma consulta com um médico, dentista, veterinário, advogado, arquiteto, engenheiro, psicólogo ou qualquer outra profissão que envolva diretamente o atendimento presencial ao público, lá está ela: a sala de espera. Todo mundo já passou ou ainda vai passar por uma sala de espera, nem que seja uma vez na vida. 

Por conta da demora no atendimento ou mesmo pela decoração do ambiente, esse espaço pode ser visto pelos pacientes ou clientes como algo desagradável. Nosso objetivo hoje, portanto, é encontrar formas de reverter esse quadro — você pode, por exemplo, usar até um cupom de desconto Madesa para adquirir novos móveis.

A ideia aqui é que você consiga tornar a sala de espera um lugar mais confortável e, é claro, receptivo, de modo que as pessoas mal sintam o tempo passar enquanto esperam o atendimento. Com alguns cuidados na decoração e na organização, o resultado, com certeza, será o mais próximo possível do desejado.

Organização + decoração

Não há como falar de decoração sem falar de organização, e vice-versa. Esses aspectos estão intimamente ligados e fazem toda a diferença nas sensações provocadas quando estamos em um lugar. Logo, é preciso investir tanto no design do local como também na colocação de cada objeto e móvel no lugar correto.

É preciso pensar que, apesar de ser um ambiente de espera, a sala também será um espaço onde haverá fluxo de pessoas, o que, por sua vez, interfere na escolha dos móveis (tamanho, textura, cor etc.), assim como na disposição deles no ambiente. A ideia é que as pessoas possam se sentar, se levantar e passar por toda a sala de espera sem dificuldades.

A questão das sensações também é muito importante, na medida em que ajuda ou atrapalha no bem-estar de quem está ali aguardando. Por exemplo, uma TV ligada pode ser uma ótima opção como distração, mas isso vai depender do que estiver passando na telinha — algo que precisa ser pensado previamente.

Higiene e limpeza também são aspectos primordiais dentro de qualquer cômodo, sobretudo em um lugar como a sala de espera. Tudo deve estar arrumado e limpo antes da entrada dos clientes ou pacientes, para que eles não tenham uma impressão equivocada sobre o espaço em questão.

Cuidado com as cores

De modo geral, a sala de estar deve ser uma ambiente mais neutro, sendo mais indicadas as cores claras, como o branco, o bege e o off-white. Para sair do monocromático, vale a pena apostar em algumas cores nos detalhes, de preferência com tonalidades que tenham relação com a sua profissão ou área de trabalho.

Nada de exageros na decoração

A sala de espera deve ser um ambiente agradável aos olhos. Isso significa que os exageros na decoração não são bem-vindos. Adote o lema “menos é mais” na hora de colocar itens decorativos e, caso ache interessante, use elementos que tenham a ver com a sua profissão — mas sem excessos.

Prefira móveis confortáveis

Em se tratando de uma sala de espera, algo que não pode nem deve ser desconsiderado é o conforto. Por isso, invista em móveis acolchoados, com tamanhos proporcionais e minimamente aconchegantes. A ideia é que a pessoa se sinta bem, mesmo que tenha que esperar por algum bom tempo para ser atendida.

Ofereça distrações, mas com cuidado

A disponibilização de revistas é algo supertradicional e clássico, mas que vem perdendo a força dentro dos consultórios. Caso deseje mantê-las, lembre-se de trocá-las de tempos em tempos. A TV ou o rádio ligados podem ser bons aliados, mas considere quais programas são adequados para o seu público.

Disponibilize café e água

O cafezinho é um dos itens elementares na gastronomia brasileira. Sendo assim, tenha uma garrafa térmica cheia disponível com a bebida, junto com xícaras ou copos plásticos, adoçante e açúcar. A água pode ser disponibilizada em um filtro ou jarra. Se quiser, acrescente um pote com biscoitinhos para quem quiser se servir.

Libere a senha do wi-fi

Você pode ainda disponibilizar o login e a senha do wi-fii da sua internet para que seus clientes ou pacientes possam usar o celular sem gastar o pacote de dados. Disponha essas informações em uma placa ou um quadro que fique em um lugar visível a todos.

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