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Black Friday e Copa do Mundo: o que muda para 2022

Amigos copa

Entenda como o comércio irá se comportar com a junção dessas duas datas importantes

A Copa do Mundo está chegando e a Black Friday também. As duas juntas prometem dar um boom no mercado, o que é bom para o consumidor, que terá mais ofertas de Black Friday, e para o comerciante que, provavelmente, verá um retorno ainda maior do que nos últimos anos.

Se a data conhecida como Black Friday já é altamente rentável para o comércio, ficará ainda mais em 2022, por causa da competição esportiva mais importante do ano. O brasileiro costuma mudar o comportamento de compra durante a Copa do Mundo, visto que grande parte da população gosta de futebol. Por isso, eles tendem a ficar mais animados, felizes e suscetíveis ao consumo. 

Além dos itens mais vendidos nos outros anos, durante a Black Friday, como eletrônicos, eletrodomésticos e cosméticos, a competição aumenta a lista, dando mais possibilidades ao comércio de rua, como roupas, alimentação e até objetos de torcida, para celebrar a Copa.

O setor do comércio chegou a pensar em trocar a data, já que ela seria na estreia do Brasil na competição, mas a conclusão foi manter o dia, para aproveitar o pós-jogo. De acordo com o head de Insights, Analytics e Growth no Google, Bruno Affonso, em um discurso no evento Marketplace Conference 2022, “A Copa é uma distração no momento do jogo, mas que se compensa nas horas seguintes”.

O que os números indicam?

Uma pesquisa feita pelo Google, apresentada no Marketplace Conference 2022, mostrou que, este ano, a intenção de compra aumentou em relação a 2021. 


Os números indicaram que 71% dos entrevistados pretendem comprar nesta Black Friday, um aumento de 16% em relação à última. Além disso, 81% dos que afirmam querer comprar falaram que estão financeiramente menos comprometidos este ano, facilitando o processo de compra. 

Falando sobre os locais de compra, 37% dos brasileiros entrevistados contaram que já começaram a busca por opções e 42% utilizam ferramentas de pesquisa para acharem as melhores lojas, que sejam mais em conta para eles. 

Consumidores em vários canais

Mais um ponto interessante divulgado pela pesquisa do Google é que os consumidores dispostos a comprar na Black Friday estão cada vez mais multicanais. Isso significa que eles estão dispostos a comprar tanto em lojas físicas quanto nos e-commerces.

O estudo mostrou que 72% das pessoas compraram em estabelecimentos físicos e online nos últimos seis meses, um aumento de 10% em comparação com o mesmo período de 2021. “Já não é segredo que os compradores são multicanais. Porém, ao contrário dos últimos anos, vemos que é o momento do “e” e não mais do “ou”. Ele não compra mais no online ou no offline. Eles compram no online e no offline”, comenta Bruno Affonso.

É importante salientar que, por causa dos jogos da Copa, que ocorrerão no dia da Black Friday, é muito provável que a atenção do consumidor migre para o celular, por isso as compras online sejam feitas em maior escala via mobile. Logo, vale investir em uma boa experiência para esse formato, além de anúncios pensados estrategicamente para que o consumidor seja impactado nos momentos de intervalo dos jogos, por exemplo.

O que fará a diferença para que o consumidor escolha um local ou outro para comprar será, principalmente, o preço. O valor do produto é um dos principais critérios para que a compra seja feita, mas também é preciso pensar em outras frentes, como frete grátis, cupons de desconto, cashback e até a confiança e a credibilidade da marca.

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