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12 questões e práticas de SEO pelas quais a Google irá penalizá-lo

Práticas que o google pode penaliza-lo

A palavra "penalidade" é tão difundida na comunidade de SEO, que às vezes é difícil acompanhar quais práticas e atividades realmente causam uma penalidade e quais prejudicam o desempenho.

É por isso que decidimos compilar todos os problemas gerais de SEO e penalidades nesta postagem, para que você possa facilmente consultar e rever estas informações sempre que precisar.

Penalidades ou efeito negativo aplicado

A Google opta por aplicar um efeito negativo no seu site que de outra forma não existiria, porque o site não seguiu suas diretrizes.

Manipulação de backlinks

Como a Google diz em seu alerta de ação manual para links não naturais, "um padrão de links não naturais, artificiais, enganosos e manipuladores", apontando para um site pode incorrer em uma penalidade.

Cloaking e redirecionamentos para o Googlebot

Mostrar conteúdo e URLs diferentes para mecanismos de pesquisa (conhecido como cloaking) e usuários ou redirecionar o bots da google e não os usuários é uma violação das diretrizes de webmasters pela Google e significa que você receberá uma penalidade.

Isso inclui:
  • Texto e links que são exibidos apenas para mecanismos de pesquisa,
  • HTML mostrado apenas para mecanismos de pesquisa e mostrando apenas Flash/imagens para os usuários.
No entanto, John Mueller da Google mencionou uma exceção em um recente Hangout de Webmasters: embora seja basicamente uma técnica de cloaking, John disse que não acha "tão problemático" redirecionar o Bot da Google de URLs com parâmetros de rastreamento para URLs canônicas, mas permitindo que os usuários não sejam redirecionados, para que possam ser rastreados nas análises.

Páginas de entrada

A criação de várias páginas de entrada projetadas especificamente para classificação nos resultados de pesquisa, que levam todas à mesma página, é considerado spam pela Google.

Conteúdo fino

A atualização de classificação do panda do Google foi projetada para impedir que sites com conteúdo de baixa qualidade apareçam nos resultados de pesquisa. A Google procura sites com uma alta proporção de elementos de navegação / imagem / coisas dinâmicas. Quando não há texto o suficiente, páginas em branco, preenchimento de anúncios e falhas técnicas que atrapalham a experiência do usuário, o site receberá uma classificação mais baixa.

Conteúdo gerado automaticamente

A maior parte do conteúdo gerado automaticamente viola as diretrizes para webmasters da Google. Isso pode incluir conteúdo traduzido automaticamente, conteúdo copiado de feeds Atom/RSS, de resultados de pesquisa ou conteúdo que foi agrupado de outras fontes sem adicionar algum valor exclusivo.

Conteúdo irrelevante 

Em um recente hangout para webmasters da Google, John Mueller disse: "Do ponto de vista da política, queremos ter conteúdo visível nas páginas, então é obviamente mais fácil com a marcação de esquema existente, microformatos etc, e mais difícil de verificar com JSON-LD porque a marcação JSON-LD é essencialmente em JavaScript que é separado do HTML."

A implicação aqui é que você pode ser penalizado se tentar enganar a Google com uma marcações que não estão visíveis na sua página.

Advertorial não declarado

Como Matt Cutts comentou em 2013, os links em publicitários, (conteúdo publicitário exibido como editorial, como uma postagem de blog ou artigo de notícias), devem ser no-follow, para que não passem autoridade para a outra página.

Anúncios publicitários não declarados como No-Follow podem fazer com que um site (e os sites vinculados a ele) sejam penalizados.

Desempenho do site

Problemas com o desempenho do site que atrapalham seriamente a experiência do usuário pode fazer com que o site seja removido dos resultados de pesquisa, o que equivale a uma penalidade. Ajude a acelerar seu site aderindo às regras do Page Speed ​​Insights da Google.

Spam e malware

Em outubro de 2015, a Google lançou uma atualização que lida com spam hackeado "agressivamente" nos resultados de pesquisa. O spam essencialmente hackeado não aparecerá mais nos resultados da pesquisa.

HTTP apenas

Em agosto de 2014, a Google anunciou que daria uma pequena vantagem de classificação para sites que usam HTTPS. No entanto, este é apenas um leve sinal no momento.

Incompatibilidade móvel

A atualização compatível com dispositivos móveis da Google, significa que sites que não atenderem aos requisitos de compatibilidade com dispositivos móveis não receberão impulso nos resultados de pesquisa.

Intersticiais

A partir de 1º de novembro de 2015, anúncios que cobrem uma "quantidade significativa do conteúdo" em uma página, não serão considerados compatíveis com dispositivos móveis e não serão classificados tão bem quanto as páginas compatíveis com dispositivos móveis que não tem estes tipos de anúncios.

Problemas de SEO que não causam penalidades

Esses problemas podem ter um efeito negativo no engajamento ou a Google pode indexar o conteúdo de forma diferente de como você gostaria. Mas a Google tenta mitigar o impacto, embora seja uma boa ideia mencionar esses problemas, eles não geram penalidade.

N.º 1: Conteúdo duplicado

Não há penalidade para conteúdo duplicado, mas a Google pode tentar filtrar duplicatas e escolher uma versão primária do conteúdo, (mesmo se isso não for especificado em uma tag canônica ou redirecionamento). A Google irá favorecer esta versão nos resultados de pesquisa.

A duplicação em sites diferentes pode causar confusão nos resultados sobre qual versão do mesmo conteúdo deve ser indexada.

O conteúdo duplicado pode incluir (mas não está limitado a):
  • Duplicação de domínio: www / não www e HTTP / HTTPS,
  • O mesmo URL com parâmetros diferentes,
  • Descrições de produtos duplicadas em diferentes URLs / sites,
  • URLs separadas para dispositivos móveis, URLs para impressão etc,
  • Conteúdo de comunicado à imprensa usado em várias publicações de notícias,
  • Conteúdo afiliado,
  • Conteúdo sindicado,
  • Tag e páginas de categoria,
  • Conteúdo localizado, (conteúdo semelhante contendo informações personalizadas para usuários em uma região específica),
  • O Google não considera o conteúdo a seguir como duplicado, portanto, geralmente não tentará "dobrar" as páginas em uma,
  • Mesmo conteúdo traduzido em vários idiomas,
  • Páginas diferentes com o mesmo meta título e meta descrição,
  • Conteúdo equivalente da web e de aplicativos,
Para ajudar a mitigar o impacto do conteúdo duplicado, você deve usar tags canônicas, hreflang, redirecionamentos 301 e agregar valor ao conteúdo existente, quando apropriado.

N.º 2: Redes de redirecionamento

Redes de redirecionamento, (uma página redireciona para outra, que então redireciona para uma terceira, por exemplo), retardaram o progresso do bot da google em seu site, (o que reduz a eficiência do rastreamento) e também aumentaram o tempo de carregamento para os usuários.

Os usuários podem desistir se demorar mais do que o esperado para chegar à página de destino, o que não afeta apenas a lealdade à sua marca, mas também as métricas de engajamento: se eles tiverem que esperar o carregamento de uma página, é mais provável que rejeitem e voltem aos resultados da pesquisa. Este último, por sua vez, pode afetar sua classificação se se tornar um problema significativo.

N.º 3: Erros 500 

Erros 500 de retorno não causam penalidades, mas eles podem afetar sua classificação. Em um recente Hangout para webmasters do Google, John Mueller do Google explicou que, se o bot da Google interpretar os erros do servidor como um sinal de que está rastreando seu site muito rápido, a taxa de crawl ficará mais lenta e pode significar que o Google verá menos de seu conteúdo e poderá indexar os novos conteúdos mais tarde do que normalmente faria.

Se o site enviar persistentemente "erros 500" de volta ao Google, eles serão tratados como 404s e os URLs que retornarem o erro serão retiradas dos resultados da pesquisa.

N.º 4: Muitos URLs 404 / não redirecionados

Novamente, não há penalidade por retornar muitos erros 404 ou deixar páginas expiradas sem redirecionamentos. Se o bot da google encontrar uma página que retorna um 404, essa página será removida do índice da Google; ela pode ser reativada posteriormente.

No entanto, se os usuários acessam as páginas 404 regularmente, isso pode afetar o engajamento, então é melhor criar uma página 404 envolvente que pode permitir que os usuários encontrem o que precisam ou o redirecionamento 301 para uma alternativa equivalente.

N.º 5: Tags canônicas incorretas

Embora a Google recomende o uso apenas de URLs canônicas em páginas internas, não há penalidades para links para URLs canônicas. No entanto, vincular as versões diferentes "enfraquece" os sinais que apontam para a versão primária de sua página e pode significar que a Google favorecerá a versão errada de seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

Da mesma forma, não há penalidades por vincular à versão errada em tags canônicas, mas isso torna mais difícil para o bot da Google descobrir qual versão do conteúdo você deseja indexar, e a versão errada pode acabar aparecendo nos resultados.

Além disso, a Google poderá ignorar suas tags canônicas se você canonizar muitas páginas para um único URL.

N.º 6: Redirecionar muitos URLs 

Conforme declarado por John Mueller no Hangout da Google para webmasters em 16 de outubro, muitas URLs que redirecionam para uma única URL não relacionada (como a página inicial) pode ser tratado como um soft 404, muito conteúdo antigo redirecionado para uma página que não é um equivalente direto é confuso para os usuários e a Google não pode "equiparar" as páginas a nada.

N.º 7: Desempenho do site

A Google tem tudo a ver com engajamento e eles recomendam webmasters otimizar a velocidade de seu site. Pequenos problemas com o tempo de carregamento, não devem afetar as classificações e o desempenho.

Quaisquer melhorias que você possa fazer para ajudar os usuários em seu caminho pelo site, (reduzindo o tempo de carregamento o máximo possível), ajudará no engajamento e fidelidade à marca.

N.º 8: HTML inválido

Conforme mencionado por John Mueller, a Google ainda tentará entender uma página que contém HTML inválido e como eles podem classificá-la. O ideal é que tudo na página seja válido para que a Google possa entender o conteúdo, mas eles entendem que "no mundo real, a maioria das páginas que não tem HTML válidos", o bot da google não será capaz de lidar com elas.

No entanto, uma página com HTML quebrado pode ser impossível de ler, neste caso, o desempenho do SEO poderá ser prejudicado.

N.º 9: Redirecionamento / 404s em Sitemaps

Você pode enviar um Sitemap XML com páginas expiradas, (que retornam um 404), para ajudar a removê-las do índice mais rapidamente. É melhor colocá-las em um Sitemap separado para que você possa vê-las separadamente de outras URLs indexáveis.

Você deve removê-las assim que forem removidas do índice para garantir que as contagens do índice reflitam o estado real do seu site e para evitar o rastreamento contínuo de URLs.

N.º 10: Arquivos JavaScript bloqueados/desbloqueados

O Google recomenda permitir que todos os arquivos do seu site sejam rastreados, (para permitir que o Googlebot renderize uma página como um navegador faria e verifique a compatibilidade com dispositivos móveis), mas não há penalidade por permitir muitos/poucos desses arquivos.

Se eles não forem permitidos, pode significar que o bot da google não conseguirá saber se seu site é compatível com dispositivos móveis e pode não ser capaz de entender sua página se você usar JavaScript para exibir o conteúdo.

N.º 11: Apenas usando HTTP2

A Google não pode rastrear sites que funcionam apenas em HTTP2 no momento. John Mueller mencionou que eles estão trabalhando nisso e ele suspeita que estará pronto até o final do ano.

Matt Cutts discutiu o fornecimento de conteúdos diferentes para usuários com base em sua localização de IP em 2009 e explicou a diferença entre isso e o cloaking.

Links No-Follow

Em um Hangout para webmasters em 25 de setembro, John Mueller da Google afirmou: "Criar links no-follow não é algo que diríamos que dará vantagem de SEO para o site de outra pessoa".

A partir do comentário de John, podemos assumir com segurança que, se o vinculo externo não tiver nenhuma vantagem de SEO, então no-follow também não terá nenhum impacto positivo ou negativo, (sendo assim, definitivamente não há penalidades também).

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